top of page

PUBLICIDADE

Rodrigo Sandim

VOCÊ SABE REALMENTE COMO É FABRICADO O VIDRO PLANO?


imagem: thecoolist

Os métodos de fabricação de vidro mudaram consideravelmente ao longo dos séculos, passando de trabalho artesanal altamente qualificado para a produção industrial de alto volume de hoje. Uma das inovações mais importantes na indústria de vidros foi o desenvolvimento do processo de produção de vidro plano. Gostaríamos de apresentar a você uma visão de como o vidro plano é produzido atualmente.



Imagem: Blindex

De artesãos habilidosos à industrialização

O vidro foi descoberto pela primeira vez em torno de 5.000 a.C. Durante séculos, o trabalho artesanal individual dominou. Foi apenas no século XX que a produção de vidro tornou-se industrializada e produzida em massa na forma de folhas. Mas ainda havia um grande problema: o vidro precisava ser lixado e polido em ambos os lados até atingir a qualidade desejada, um processo que era muito demorado e caro.



E então surgiu talvez a maior inovação na história do vidro: a introdução do processo de produção do vidro plano, popularizado na década de 1960. Essa inovação levou a um aumento drástico no uso do vidro em todo o mundo. 


O vidro plano é a base das vendas da Guardian hoje, desde de vidro de controle solar revestido até vidro de segurança laminado, antirreflexo e espelhado.



Imagem: Vidros Vilage

O processo do vidro plano

O processo de fabricação do vidro plano é como preparar e cozinhar uma refeição cuidadosamente planejada. Você começa juntando todos os ingredientes necessários. Depois, segue um conjunto específico de processos que incluem aquecimento até a temperatura correta e, em seguida, resfriamento adequado. Siga a receita ao pé da letr

a e os resultados valerão o esforço.



Imagem: David Brooks

Matérias-primas

O processo do vidro plano começa com uma mistura de matérias-primas, incluindo os principais ingredientes: areia de sílica, carbonato de sódio, calcário e dolomita.



imagem: David Brooks

Fusão

Uma combinação compreendendo cerca de 80% dessa mistura e aproximadamente 20% de cacos de vidro (resíduo de vidro reutilizado internamente) é alimentada em um forno e fundida em temperaturas extremamente altas. Após mistura prolongada, as bolhas são liberadas e a fita de vidro fundido é flutuada sobre um banho de estanho líquido para facilitar com eficiência a formação de superfícies planas e paralelas.




Imagem: David Brooks

Modelagem

O estanho não é quimicamente reativo com vidro e se alinha ao processo de produção de vidro do ponto de vista de densidade do material e temperatura de fusão. A espessura da fita de vidro é determinada no banho de estanho.




Imagem: David Brooks

Resviamento

Ao longo de um lehr de recozimento, a temperatura do vidro é gradualmente reduzida até se aproximar da temperatura da fábrica, permitindo que o material seja cortado em folhas de estocagem industrial e armazenado.



Imagem: Durábil Vidros

Embora o vidro plano forneça um excelente produto base, a laminação pode adicionar outros benefícios, como cor, controle de som, segurança e proteção. Isso ajuda a tornar o vidro mais adequado às aplicações arquitetônicas exigentes de hoje, seja o uso final redução de ruído, resistência a impactos de furacões, proteção contra invasões, proteção contra vidros quebrados – ou uma combinação de tudo.


O vidro laminado consiste em folhas de vidro unidas por uma camada intermediária de plástico. O vidro e as camadas intermediárias podem ser fornecidos em diversas cores e espessuras para fornecer a aparência e o desempenho desejados de acordo com a aplicação.



Enquanto o vidro laminado ainda pode quebrar, os fragmentos tendem a aderir à camada intermediária de plástico e permanecer em grande parte intactos, reduzindo o risco de ferimentos. Por isso, o vidro laminado pode ser qualificado como um envidraçamento de segurança.


Hoje, o envidraçamento precisa oferecer muito mais do que simplesmente permitir a entrada de luz natural em um edifício e proporcionar uma visão clara e desobstruída. Camadas de revestimento muito finas são adicionadas ao vidro plano para acrescentar as funções extras exigidas pelos edifícios modernos – desde controle solar até isolamento aprimorado e propriedades antirreflexo. Como fabricantes de vidro, nosso objetivo é ajudar a melhorar o conforto e o bem-estar dos ocupantes e oferecer um envelope de construção mais eficiente em termos de energia, sintonizado com o ambiente e o clima.


Propriedades do vidro

A forma como o vidro é produzido, revestido e laminado nos permite oferecer uma ampla gama de produtos de vidro de alto desempenho que podem ser personalizados para atender aos seus desafios únicos. As possibilidades são simplesmente infinitas. Precisa de mais motivos? Vá para nossa seção "Propriedades do vidro", onde você poderá saber mais sobre as propriedades e características físicas dos vidros planos, laminados e revestidos.


Fontes: Guardianglass / Blindex / Cebrace

Tags:

Comments


Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page