Imagem: divinalvidros
Hoje eu queria falar com vocês sobre as fachadas falsas. Você percebeu o que está acontecendo com o nosso mercado neste momento? Os construtores querendo baixar preço, força as empresas de esquadrias a fazer fachadas que não estão dentro das especificações técnicas e das normas.
Este tipo de Fachada, simplesmente está sendo instalada utilizando como estrutura perfis com tubos de alumínio, e colando os vidros nesses perfis, dizendo que isso é uma fachada pele de vidro ou até uma structural glazing que é o nome correto desses novos sistemas de fachadas.
Para você trabalhar com estes sistemas, eles devem estar ensaiados com o laudo técnico comprovando, precisa atender as normas de desempenho, que muitas vezes para um estudo completo é preciso analisar cerca de 13 normas para definir o sistema correto a estrutura construtiva, que também deve estar preparada para receber a pele, (aí entra o sistema de fixação química, mecânica, tipo de vidro, espessura de vidro, espessura de perfis, de colunas, como vai ser fixado, se a construção é de estrutura de tijolo, estrutura pré moldada, estrutura de aço, etc...), quero dizer, tem vários elementos a serem analisados, para depois definirmos qual é o sistema correto para atender a obra.
A fachada deve ser especificada primeiramente no projeto, com todos os detalhes, e não no momento de instalar a pele. Tem que ser analisada a questão de segurança e estanqueidade, que são os dois pontos fundamentais do sistema.
Claro, nós vamos analisar também como otimizar materiais, para atender o projeto arquitetônico analisando o preço, custos e fazer um bom projeto com base na agilidade, estanqueidade, segurança.
Para conseguirmos um bom preço, nós precisamos ter um bom planejamento com prazo, para alinharmos todos os processos de especificação, assim podemos comprar bem, produzir bem e instalar bem.
Este é o maior erro das construtoras e dos construtores, deixam para
contratar o parceiro de esquadrias em cima da hora da execução.
Marcelo Leal Barreto
Comments