top of page

PUBLICIDADE

Você conhece a cúpula de vidro flutuante?


Imagem: ArchDaily


Vidraceiro e serralheiro, você já imaginou uma cúpula de vidro flutuante? Se não imaginou, não será mais preciso. Inaugurado em 2020, a Apple apresentou o projeto Apple Marina Bay Sands.


Localizada em Singapura, ele tem 30 metros de diâmetro, está sob uma plataforma de espessura mínima. O local é envidraçado com uma base de vidro preto, completando os pavilhões em sua escala e materialidade.


Estruturalmente, a cúpula funciona como uma concha hibrida de aço e vidro, na qual a malha feita com seções de aço suporta o peso do vidro e dos elementos do sombreamento. Os painéis de vidro estrutural curvos restringem os elementos de aço lateralmente e enrijecem a forma geral contra cargas laterais. Dispositivos de proteção solar integrados mantêm o interior fresco. Cada um dos 114 painéis de vidro, conectados por 10 vigas verticais estreitas, e selecionados para atender aos índices de envidraçamento prescritos pelo sistema de avaliação de sustentabilidade de Singapura.



Os anéis concêntricos dos brises diminuem o tamanho conforme avançam em direção ao topo do volume, proporcionando absorção acústica para o lado de dentro, além disso, eles se difundem e refletem a luz do dia acima, em direção ao defletor, criando um efeito mágico desmaterializando a estrutura. No topo, o óculo semiopaco possibilita a entrada de um raio de luz marcante que percorre o espaço.

Comentários


Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page