top of page

PUBLICIDADE

Trabalho em altura: conheça 5 dicas para manutenção correta dos trava-quedas


Imagem: Polifitema


Você, vidraceiro e serralheiro, sabe que no segmento do vidro e alumínio há diversas possibilidades de instalação, certo? E uma dessas situações envolve os trabalhos em altura, que assim como em outros lugares em que você atua para aplicar vidros e alumínio, exige os EPIs. Um deles são os trava-quedas, mas você sabe fazer a manutenção correta para usá-los adequadamente?



Um dos pontos que é importante estar atento, tem relação com a periodicidade, pois, apesar da Norma Brasileira Regulamentadora prever a necessidade de inspeção uma vez ao ano, isso pode variar de acordo com as condições do uso, ou local por exemplo.


A inspeção deve ser feita pelo fabricante deste EPI ou locais autorizados, seguindo os padrões da NBR 14628 Equipamento de proteção individual contra queda de altura — Trava-queda retrátil, norma esta que especifica os requisitos, métodos de ensaios, marcação, manual de instruções e embalagem para trava-queda retrátil.


Estar atento aos prazos também é fundamental, sendo que o fabricante normalmente alerta os clientes, estando atento ao número de série do produto, e materiais presentes nele, sabendo se há ou não a necessidade de substituição ou reparos.


É importante que todos componentes do trava-quedas venham do mesmo fabricante, para caso ocorram acidentes, as dificuldades em resolver os problemas sem menores.


Fazer a pré-inspeção, pois mesmo com a manutenção em dia e de forma adequada, a Norma Regulamentadora recomenda que seja feita a pré-inspeção dos EPIs a cada utilização, não esquecendo por exemplo de conferir o conector, cabo, fita e se o travamento está funcionando corretamente.


Tags:

Kommentare


Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page