Imagem: arquivo Jornal do Vidro
No dia a dia da profissão alumínio-vidreira várias atividades são necessárias, como carregar vidros, embalar, instalar, fazer furação, cortar, seja usando o vidro ou o alumínio. Existem várias ferramentas para facilitar essas atividades e, entre elas, podemos citar a serra de alumínio para esquadrias. Porém, você sabe quais cuidados tomar ao utiliza-las?
Segundo profissionais do segmento, um dos riscos são os choques. Por isso, apesar de parecer algo básico, é importante verificar se a tensão da ferramenta é compatível com a tomada do local, além de evitar lugares úmidos. Essas situações podem causar danos também as ferramentas. Outra solução é a instalação de um disjuntor de corrente residual (DR).
O transporte e estocagem devem ser realizados com o cabeçote na posição abaixado e travado. Nunca realize operações de corte com a serra na posição travada.
A manutenção também exige cuidados, por isso, para evitar o risco de lesões, realize essa atividade com a ferramenta desconectada da tomada. Vidraceiros e serralheiros também explicam que a manutenção feita de maneira errada nas máquinas é outro motivo para acidentes, por isso, é importante estar atento em questões como rachaduras, desalinhamentos ou outras possibilidades que possam colocar em risco sua integridade física, causando cortes e outras lesões.
Não é recomendado cortar com força e pressa, pois a peça pode escapar e causar acidentes. Para evitar que as sobras voem, o corte onde fica a parte da sobra deve ser realizado na parte maior do local onde a serra é fixada.
Ambientes explosivos também devem ser evitados (gás, líquido ou poeira), pois o motor e o rebolo podem gerar faíscas, ocasionando uma explosão.
Ainda vale destacar que não se deve usar a serra antes de ela estar bem fixada no local, de preferência em um ambiente amplo.
Comments