Imagem: iped
E aí pessoal, tudo bem? Hoje nós vamos falar do empreendedor. Empreendedor é aquele que realmente gosta do que faz. Ele sofre pressão de todos os lados, que gera emprego para o mercado, o que arrisca, supera as dificuldades do ramo em que atua, sustenta o governo com todos impostos e taxas. Se ele vende um material, e não recebe, ele ainda tem que pagar os impostos.
Esses profissionais são aqueles que realmente se dedicam para os colaboradores receberem o seu salário.
O empreendedor supera os altos e baixos do mercado, e no final das contas é o último a receber, ele tem que fazer o seu salário, além cumprir com o pagamento do salário de todo mundo.
Ele é aquele que para fazer o que faz, tem que realmente gostar, trabalha sábado, domingo, feriado, trabalha até mais tarde, está sempre pensando na empresa, às vezes de maneira errada, às vezes não tem nem tempo para curtir a família, mas ele precisa ter resultado e dar resultado.
Então, quando a gente se depara com tudo isso, você vê que o empreendedor tem que apreciar o que se propõe a fazer, se não estima ele não consegue superar e fazer tudo o que deve fazer.
O empreendedor também tem que estar sempre buscando informações, sempre pensando em como motivar a equipe, criar oportunidades de negócio, desenvolver o mercado, como criar, prospectar, estratégias de prospecção e estar sempre pesquisando.
Por exemplo, tenho situações em que eu ia no shopping com a minha esposa, e lá eu começava a balançar as vitrines para ver o sistema estrutural, analisava se era ou não temperado e os tipos de ferragens que eram usados nessas vitrines grandes lá no começo.
Então eu estava sempre observando as estratégias de marketing das empresas. E você já notou? No local onde vai, você começa a pesquisar as estratégias de marketing, de vendas, de estrutural, de gestão, aqueles comunicados nas construtoras sobre segurança “estamos a tantos dias sem acidente”, a comunicação visual da segurança das estratégias de obra e canteiros utilizados nele, você começa a observar, o que significa tudo isso?
Ele tem que ser extremamente técnico, conhecer do que faz e todo o seu sistema, por isso que ele gosta do que faz, está sempre buscando informação, e tem que ver sistemas comerciais, de segurança, processos das construtora, do construtor, entender de pessoas e seus diferentes perfis comportamentais, umas são mais rígidas, mais calmas, outras que têm mais dificuldade em entender, ou tem maior facilidade, pessoas que precisam ver o produto, tocar no material, então tem que levar o material de apresentação e fazer o pessoal enxergar.
Nós temos que entender que o empreendedor tem que ser um cara totalmente diferenciado no mercado. Porque uns se destacam mais, e outros se destacam menos? Pelo perfil comportamental de cada um, e a disposição, o gosto, a vontade de crescer, a determinação, a ação, o estudo sobre os materiais, as perspectivas, a prospecção, o planejamento, a criação e ser criativo.
Você tem que ser bom em tudo isso, tem que saber selecionar pessoas, as corretas para colocar na setor apropriado para te auxiliar, então o empreendedor precisa ter pessoas capacitadas ao seu lado, para ter o apoio em decisões. O empreendedor enxerga uma alternativa de negócio, ou para marketing e processos, tem que trazer isso a tona para os colaboradores que vão ajudar a discutir e pensar, ter um feedback das possibilidades de solução, ou as alternativas que você precisa para suprir e evoluir, atender as necessidades que o mercado vem te colocando.
O empreendedor tem que estar sempre renovando, buscando informação, todo ano, todo mês é um desafio, sempre gerando aprendizados. Já falei isso em alguns vídeos, desafios e aprendizados, todo dia nós temos que nos desafiar, buscar soluções diferenciadas dos nossos concorrentes para nos destacarmos mais. Como você se destaca?
Na parte operacional ou de produção, até mesmo de instalação, tudo isso influencia o seu resultado. Então para você ser um empreendedor, você tem que ter uma visão ampla de capacidade de gerir tudo isso, enfrentando o momento econômico, enfrentando guerras, campanhas políticas, mudanças políticas no mercado, influências políticas, influências sociais e mercadológicas.
Tudo isso faz parte do nosso dia a dia. Empreendedor é o ser que tem possibilidade de fazer as coisas acontecerem independente da situação do mercado.
Sempre vai ter crise, sempre vai ter desafio, sempre vai ter dificuldade, sempre vão aparecer problemas, e nós temos que ter motivação, força e raciocino rápido, buscar soluções. Teremos dificuldades, mas para enfrentá-las seguiremos com persistência e paciência, tem que ter ação para enfrentar tudo isso. Esse é o verdadeiro empreendedor.
Comments