A fábrica de vidro em São Vicente (SP) foi inaugurada em 1937, considerada a maior produtora da cidade. Ela foi construída pela S.A. Indústrias Vicry, porém, em 1947, após uma fusão de empresas, passou a se chamar Vidrobrás.
No inicio, a unidade fabricava pastilhas de revestimento, mas passou a produzir vidro. Em seguida, a empresa foi incorporada ao Grupo Santa Marina que mudou de nome para Saint-Gobain Glass em 2001.
Mas no último dia do mês de março deste ano, após 86 anos no mercado, a fábrica de vidro, encerrou suas atividades. O anuncio já havia sido feito pela multinacional francesa, em dezembro de 2022, aos 99 funcionários que atuavam no local.
Para continuar funcionando, o local precisaria investir em novos equipamentos e estrutura, reformulando a fábrica, o que seria inviável, segundo os responsáveis.
Para manter o produto em operação, a companhia decidiu transferir uma das linhas de laminação para a fábrica da Cebrae, em Barra Velha (SC). O Local conta com um forno com a capacidade de atender a demanda e processo de fabricação do vidro texturizado.