E aí? Já pensou em instalar vidros em um espaço desses?
- por Gabriel Fabro / edição Redação Jornal do Vidro
- 30 de set. de 2021
- 2 min de leitura

Imagem: Jeremy Bittermann
Como você, vidraceiro e serralheiro, sabe, conhecer normas, vidros que oferecem diferenciais, são alguns dos pontos a serem levados em conta, certo? Levando isso em consideração, além de outras coisas, você já considerou oferecer e instalar seus vidros em um espaço para atletas treinarem? Nos EUA isso foi possível, no Complexo Hatfield-Dowlin de 145.000 m².
O local representa a força e inovação do futebol americano da Universidade de Oregon. A fachada, com vidro preto texturizado, funciona como uma “armadura” de brilho/solar, que demonstra a ética da descrição e complexidade do programa. Possui estruturas em balanço de 12 m que desafiam a gravidade, semelhante a um jogador de futebol que exibe força, agilidade e velocidade.
São diversos espaços para a circulação das pessoas. Revestido com vidro, granito e metal, a armadura do edifício é uma construção entre a força e graça, importância e transparência. O piso térreo, bem como as salas de reuniões e salões no mezanino, é revestido com vidro, criando uma conexão e transparência com os espaços externos. O programa de construção é dividido em elementos como caixas de granito preto, metal enrugado e vidro calcinado. As caixas estão interligadas de modo contínuo, e interdependente. Isso representa a força coletiva e equilíbrio dos profissionais da equipe.
O estilo do espaço interior também se alia com a transparência da armadura, tendo superfícies reflexivas que espelham o exterior e os movimentos dos usuários. Espaços cobertos com madeira contrastam com a aridez da fachada preta, principalmente no ambiente para jogadores e técnicos.
O local conta com tecnologias, por exemplo paredes de vidro magnético, que é durável, e possibilita fazer anotações durante reuniões.
Durante a construção do projeto, participaram, artesãos, fabricantes, fabricantes de móveis e fornecedores de pedra e metal, e você vidraceiro e serralheiro, já imaginou fazer parte de uma construção assim?
Comments