Imagem: departamento de arte Jornal do Vidro
O vidro de controle solar tem a função de reduzir a entrada de calor e a entrada de luz. Existem muitos tipos de vidro de controle solar. O Brasil é divido em oito regiões bioclimáticas e, quando a gente olha essas macrorregiões, conseguimos dividir em mais de 500 microrregiões, então, temos diferenças de temperatura de clima no Brasil como um todo. Permite que a maior parte do calor fique do lado de fora, bloqueando até 65% a entrada de calor, enquanto o vidro comum bloqueia 13%, além de permitir a entrada equilibrada de luz.
A instalação é tão fácil quanto instalar outro tipo de vidro. Ele é mais rentável, e as oportunidades existem e, o que vai diferenciar a oportunidade que o vidraceiro vai agarrar é ele. Em um box, por exemplo, o revestimento fica para fora, em uma janela que comece a partir de 1,10m, pode ser vidro comum, se for abaixo tem que ser vidro laminado, se for uma porta interna ou externa, tem que ser de vidro temperado, isso quem diz é a norma técnica 7199.
Ele pode instalar como um box, tampo de mesa, cristaleiras, porta de armário, então, a gente quis fazer um vidro que fosse coringa, sendo usado também dentro da casa, no monolítico, nós temos o bronze, verde ou cinza.
Em países frios, você usa um vidro de controle solar do lado de fora, com uma cor bonita e certa reflexão, e no lado interno o vidro Low-e, baixo emissivo, fazendo com que no momento de frio, o calor fique no ambiente.
Muitas regiões no sul já usam o vidro insulado. Se a gente olhar para regiões quentes, também é preciso o vidro insulado, porque ele aumenta o bloqueio de calor do lado de fora.
Esse vidro permite privacidade. Na versão laminada, o lado é indicado através da etiqueta, já no vidro monolítico é muito fácil identificar, se ao encostar um dedo entre o reflexo e dedo dele ficou um afastamento, significa que o revestimento ficou do outro lado.
Com o vidro de controle solar não precisa usar a cortina, ou muito pouco, e a noite você pode usar artifícios de iluminação externa. O segredo é sempre que esse lado tenha mais luz do que o outro.
Vidro transparente não é para o Brasil. Para que a luz não entre no ambiente, eu vou refletir o vidro. Enquanto o vidro existir ali ele vai continuar bloqueando calor e entregando aquela cor, enquanto a película vai ter que trocar pelo menos de três em três anos.
O nosso vidro monolítico bloqueia sozinho, sem o PVB , 94% do UV, o cinza e o verde, 97%.
Sobre o aumento de preços, além dos três aumentos do gás desde novembro, os produtos importados também impactam, são aumentos altíssimos.
Na live da noite, também foi abordada a variedade de vidros de controle solar, como: temperado, laminado, duplo, monolítico, curvo, serigrafado.
Comments