Imagem: departamento de arte Jornal do Vidro
Na noite do dia 30 de setembro, o Jornal do Vidro realizou a 18ª edição da sua live já consolidada no segmento vidreiro, “No meio do caminho”. O programa dessa vez trouxe convidados para debater a possibilidade de lucro e sucesso nas vendas de alumínio e ferragens, bem como em outros setores do segmento. Os convidados foram a proprietária da empresa de Guarapuava-PR, Metalkit Alumínios, Esabel Szeuczuk, além do CEO e fundador da empresa Sym Softwares, Luciano Reis.
A proprietária inicia sua participação falando sobre a decisão de profissionalizar a Metalkit: “Percebemos que as pessoas faziam e refaziam para chegar ao mesmo resultado”, a questão era o retrabalho, “Vinha buscando no mercado algumas ferramentas que pudessem atender”. “A Sym que ajudou a iniciar”, Reis completa a fala da proprietária, “Não tínhamos nada pronto, tudo era uma questão de ideias”, o sistema começou a ser criado lá dentro da Metalkit, completa. Luciano ainda ressalta: “Só estando ali no dia a dia para evoluir a ideia e enxergar o tamanho do processo, enxerguei que poderia ser uma grande oportunidade para nós também". Szeucuk completa: “A equipe queria fazer acontecer”.
No segundo bloco, os entrevistados responderam se, no início, a ideia era integrar os processos. Segundo o fundador, a ideia era fazer isso desde o início: “Desde o começo, nós imaginávamos que a solução era por esse caminho”, a automatização evita o retrabalho, ressalta. A proprietária fala sobre a adaptação do sistema na Metalkit: “Os clientes que estão cadastrados já foram habilitados”, ele manda uma mensagem e a atendente responde, completa. Sobre os benefícios do sistema ela diz: “Podemos melhorar a agilidade, ampliando rotas de entrega, por exemplo”. Luciano fala sobre algumas das melhorias: “Existe a troca automatizada”, “Depois do processo da separação, há a etapa de conferir o pedido, para enviar ao cliente”, é possível voltar ao início se houver necessidade. Szeucuk ainda lembra que há outras etapas para conferir os pedidos.
No último bloco, os entrevistados de Rodrigo Sandim responderam as dúvidas da audiência do programa.