Imagem: departamento de arte Jornal do Vidro
Se você é instalador, sabe que as vezes o vidro instalado pode quebrar, e é importante que você entenda seus deveres e direitos no momento. Entre os produtos usados na rotina de vidraceiros e serralheiros estão os guarda corpos e tetos de vidros, mas quais as consequências a você, instalador, ou para contratantes ou donos de vidraçarias em situações como essa?
No caso da quebra de guarda corpos, segundo art. 14, previsto na Lei N° 8.078, de 11 de Setembro de 1990, a responsabilidade de reparar os danos é por conta do fornecedor, apenas em casos comprovados em que não houve falhas de instalação, que o processo de reparação fica por conta do consumidor ou de terceiros.
Vidraceiros e serralheiros devem ficar atentos, pois se a instalação for realizada em um prédio, o responsável técnico ou engenheiros e arquitetos são os responsáveis pela obra, podendo em certos casos estar por conta do vidraceiro.
Você já sabe, mas é bom reforçar que ao seguir todas recomendações para cada instalação, o risco de acidentes é cada vez menor.