Imagem: Departamento de Arte Jornal do Vidro
Caso você ainda não saiba, o vidro se trata de um material 100% reciclável, podendo passar pelo mesmo processo várias vezes, porque não se desfaz nem se degrada, além de não poluir o meio ambiente ao ser descartado. Mas você sabe como funciona o seu processo de reciclagem? Se a resposta for não e você tem essa curiosidade, continue por aqui!
Apesar de ser completamente reciclável, o vidro é campeão em entulhos de aterros sanitários, o que acaba sendo bastante grave visto que a sua decomposição pode levar até 4 mil anos para acontecer, e ainda assim de forma indeterminada. Ao reciclar o vidro, você auxilia também na diminuição e eficácia do uso de matérias-primas originais para a sua produção. O vidro reciclado também possui exatamente as mesmas características de um vidro que é produzido a partir de matérias-primas originais.
Um dos pontos positivos da sua reciclagem é a economia enérgica, visto que o vidro da reciclagem é derretido a uma temperatura inferior do que quando utiliza a fusão da matéria prima original, e ainda sem perdas de material durante o processo.
Quais tipos de vidro podem ser reciclados?
Os vidros que podem ser reciclados na sua vidraçaria são: espelhos, boxes de banheiro que não serão reaproveitados, laminados, cacos e embalagens de vidro em geral.
Como funciona a coleta do vidro para o processo de reciclagem?
Como e onde vender vidro para reciclagem?
Existem várias empresas especializadas na compra de vidro, tornando o processo todo mais simples e agilizado. Essas empresas normalmente disponibilizam caçambas, containers, caminhões e outros meios de locomoção para facilitar o recolhimento. Nesse link você consegue ter acesso a algumas empresas do Estado do Paraná que fazem esse tipo de processo.