Como cuidar de perfis de alumínio
- Redação Jornal do Vidro
- 20 de fev. de 2019
- 2 min de leitura

Imagem: Arquivo Jornal do Vidro
Os processos de acabamento do alumínio como, a anodização e a pintura, são essenciais não só pela estética, mas também pela proteção do material. Esses tratamentos proporcionam maior durabilidade e vida útil, pois garantem mais proteção no combate à possíveis danos causados pela natureza.
A eficácia do tratamento de superfície é feita por camadas de proteção que são especificadas em “MICRAS”. O tamanho da
camada é dado conforme a intensidade de fenômenos intempéries na região. Essa espessura pode ser consultada através da tabela 1 da Norma da ABNT 12609.
Para uma proteção eficaz, é necessário um controle de qualidade desde o manuseio do material, passando pelo tanque de limpeza e desengraxamento, a fim de que o alumínio, anodizado ou pintado, receba o melhor acabamento. Em caso de pintura, é necessário o uso de “primers” de adesão, para que não ocorra o deslocamento da camada de tinta.
É de suma importância que seja especificado ao fornecedor a região do país em que será aplicado o material, para que a proteção de camadas seja ideal para as características do ambiente.
Após concluído o tratamento de superfície, esse material é entregue as fábricas para ser realizado o corte, usinado e montado para que o produto seja entregue na obra.
É essencial que o manuseio, entrega e estocagem deste material seja feito corretamente para que não haja danificações na superfície como riscos e falhas.
Deve ser verificado o selamento e os componentes de fixação, para que se possa proteger as usinagens e os cortes que forem feitos após o tratamento de superfície, a fim de evitar corrosões.
Para que a vida útil do produto esteja sempre na garantia, é necessário que a limpeza e manutenção sejam feitas de acordo com Manuais de Uso e Conservação fornecidas pelos Fabricantes.