top of page

PUBLICIDADE

Redação Jornal do Vidro.

Alemanha testa ciclovia geradora de energia solar


Imagem: Dw.com

Projeto de uma ciclovia geradora de energia solar foi implementado no bairro de Liblar, em Erftstadt, oeste da Alemanha. O pavimento de pastilhas fotovoltaicas transformou a velha pista de ciclismo em fonte de energia limpa, que absorve ruídos e faz a neve sobre a via derreter.

Foram utilizados várias pastilhas solares feiras de vidro laminado nodoso para formar um tapete sobre o asfalto. "Esta é uma ciclovia de 35 anos, com desníveis e raízes de árvores", diz o inventor do tapete solar e fundador da startup Solmove, o engenheiro Donald Müller-Judex. "Nós a cobrimos do jeito que estava, colando células fotovoltaicas sobre ela."

Cada pastilha, que possui 10 por 10 centímetros, é uma célula solar que é interligada uma as outras formando um tecido flexível. O tapete possui uma camada de borracha que absorve o som.

Usinas de geração de energia em rodovias estão surgindo em vários países. A nova pavimentação possui multifuncionalidade: os ladrilhos permitem a associação com circuitos de aquecimento para o inverno, iluminação LED, carregamento de veículos elétricos, sensores para monitorar e controlar o tráfego (um semáforo por exemplo).

Durante o inverno, a pista se autodescongela com a sua própria eletricidade e o restante da energia vai para a rede e pode ser consumida pelos moradores.

A superfície deve ser autolimpante, a sujeira se acumula nas junções e é lavada pela chuva.

Müller-Judex, avalia que o custo para produção em série será de 250 euros por metro quadrado, e esse investimento daria retorno de 12 a 14 anos. Após esse tempo, o pavimento geraria eletricidade por mais dez anos. No exterior, o pavimento é bastante utilizado.

Tags:

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page